Homenagem

 

ao
Dr. Cesar Augusto Ottalagano
pela passagem dos seus 85 anos


A dimensão histórica
de uma homenagem
que transcendeu seus próprios limites


Para ver a homenagem,


A idéia de criar esta página foi a de festejar a passagem dos 85 anos do Dr. Cesar Augusto Ottalagano.
Entretanto, na medida em que foram chegando as mensagens, ela adquiriu um caráter muito especial, um significado maior do que aquele que originalmente inspirou sua criação.
Esta página tem o mérito de reunir um número expressivo de manifestações de pessoas que se encontram dispersas, que dificilmente poderiam ser reunidas através de outro meio, e que, no seu conjunto, terminaram por escrever um documento coletivo de testemunho de uma parte importante do percurso histórico da disseminação da psicanálise na América Latina.
É esta dimensão histórica que muito orgulha Ottalagano.
As mensagens atestam o quanto ele foi consciente desse papel de operário pioneiro engajado nessa construção, ao mesmo tempo visionário como um Quixote e pragmático como um Sancho Pança, para utilizar uma alegoria que lhe é cara.
Em razão dessa singularidade e desse sentido, resolvemos mantê-la aberta, de forma permanente, em nosso site.
Ficará como um depositário fiel destas e de outras eventuais futuras adesões, datadas e situadas, já que, como sabemos, a história nunca termina, é a única transcendência digna de um ser humano.
Permanecerá com o caráter singelo da homenagem, mas também como testemunho das raízes às quais se remete nosso trabalho.
Muito obrigado a todos pela generosidade de suas palavras que muito emocionaram nosso homenageado.
Muito obrigado, Ottalagano.

São Paulo, 31 de maio de 2.000

Marco Aurélio F. Velloso
Diretor do InterPsic




Para ver as mensagens
deixadas em homenagem
e incluir a sua,

Homenagem ao
Dr. Cesar Augusto Ottalagano
pela passagem dos seus 85 anos


O Dr. Cesar Augusto Ottalagano nasceu em 21/05/1915 em San Justo, Argentina, formando-se em medicina em 13/12/1943, pela Universidad del Litoral, de Rosário.
Desde sua época de estudante de medicina, interessou-se pela obra de Freud, através da leitura dos Estudos sobre a histeria.
Esse interesse pela psicologia dinâmica o fez dedicar-se ao estudo da influência emocional que o meio exerce sobre a criação das patologias somáticas, em especial na asma brônquica.
Ainda como médico-residente, sua escuta tornou-se cada vez mais aguda e sensível, destacando-o entre seus colegas, o que levou o Dr. Lélio Zeno, ao assistir à apresentação de um de seus trabalhos, a convidá-lo a dirigir-se a Lima, Peru, para se dedicar, por dois anos (1949-51), ao estudo da medicina psicossomática dentro do enfoque dinâmico da Escola de Chicago.
Lá, conviveu com os Drs. Honório Delgado e Alberto Seguín, tornando-se, também, Membro Estrangeiro Correspondente da Sociedad de Neuropsiquiatría de Lima.
Convidado pelo Dr. Angel Garma que conhecera em Lima, visitou Buenos Aires e conheceu alguns dos fundadores e primeiros membros da APA - Asociación Psicoanalítica Argentina: os Drs. Arnaldo Rascovsky, Enrique Pichon-Rivière, Celes Cárcamo e as Dras. Marie Langer e Alvarez de Toledo.
Anos mais tarde, tranferindo-se para Buenos Aires (1956), Ottalagano iniciou sua análise didática com Arminda Aberastury, prosseguindo com Pichon-Rivière e Marie Langer. Foi, na APA, provavelmente, o primeiro psicanalista provindo de Rosário.
Na APA, sucessivamente, recebeu os títulos de Analista Aderente, Analista Senior e Membro Vitalício. É considerado, atualmente, um dos mais idosos analistas vivos dentre os membros da APA.
Casou-se em 1960 com a Sra. Maria Emília Peres Faria de Ottalagano, falecida em dezembro de 1998.

Conta Ottalagano:


"Com Pichon, tive essa grande experiência de conhecer e compartilhar de suas inquietudes e sua criatividade, pois, nesse momento, estava iniciando a elaboração do que depois seria chamado de ECRO (Esquema Conceitual Referencial e Operativo). Fui observador de grupos de psicóticos que ele coordenava nas primeiras horas da manhã, semanalmente, no Hospital de Alienados, hoje Borda. Lá o Dr. Pichon Rivière tinha um grupo de residentes para os quais, logo depois, dava cursos sobre o que ele chamava de psiquiatria dinâmica, ou seja, a integração da psiquiatria organicista com a medicina dinâmica de Freud, que ele chamava de psicologia social. Ele dizia que não há uma psicologia individual; que, sempre, a psicologia é social. Pichon também dava aulas com esse enfoque, sobre as principais patologias conhecidas: psicoses, neuroses e enfermidades psicossomáticas, que foram muito úteis para a minha formação como psiquiatra clínico e investigador psicossomático."

 


Foi amigo do Dr. José Bleger (a quem encaminhou para analisar-se com Pichon) e, com ambos, participou da famosa Experiência de Rosário, no início da década de 50, precursora das atuais Experiências Acumulativas.
Ottalagano foi convidado junto com outro colega, o Dr. Luís Basombrio, para dar aulas de psiquiatria dinâmica e clínica psicanalítica na Universidad de Venezuela (1963), tendo sido enviado pelo Ministério de la Salud Mental da Venezuela para Maracaibo, a segunda maior cidade do país, onde desenvolveu trabalhos sobre depressão. Mais tarde, foi para Caracas para ajudar na fundação da Asociación Venezolana de Psicoanálisis, junto com o Drs. Hernán Quijada, Teruel, Hobaica, Garcia, Kizer.

Veio para São Paulo em dezembro de 1970 para dar continuidade à sua formação com o analista inglês Frank Phillips. Durante aproximadamente cinco anos, foi professor das obras de Freud no Instituto de Psicanálise da Sociedade de Psicanálise de São Paulo, colaborando, também, na formação de analistas do Núcleo de Brasília, pertencente a essa mesma sociedade. Em razão disso, recebeu o título de analista pioneiro.
Como se vê, entre nós, o Dr. Ottalagano também desenvolveu intensa atividade clínica e de formação de psicanalistas.
Seu último atendimento clínico em São Paulo deu-se em 26 de outubro de 1994, permanecendo no Brasil até abril de 1995.
Vive atualmente em Buenos Aires, mantendo sempre o espírito vivaz e irriquieto que caracterizou toda a sua vida de psicanalista.

 


Pela passagem de seus 85 anos, prestamos esta carinhosa homenagem
ao Dr. Cesar Augusto Ottalagano.
Veja, abaixo, as mensagens registradas pelos seus amigos, alunos, ex-pacientes e admiradores.
Deixe também sua mensagem, que será encaminhada a ele.

Para incluir sua mensagem,

 
Mensagens recebidas:

ANTONIO HENRIQUE LIMA NASCIMENTO
hanascimento@uol.com.br

Sábado, 31 de Maio de 2003


Mestre OTTALAGANO, sem conhecê-lo pessoalmente nada me impe-
de de admirá-lo na sua tragetória de vida. Sua atividade clí
nica e docente engrandecem várias gerações de psicanalistas
e psiquiatras, por que não? Que seus 89 anos vividos intensa
mente sejam modelo de vivência humana na sua plenitude huma-
na de Mestre dedicado e ser humano exemplar!

Daniela Cristina Zimmermann

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2001


Dr. Ottalagano gostaria de também parabenizá-lo por mais um dia de vida. Parabéns...
OBS: Venho por meio desta pedir sua ajuda, sou formada em Pedagogia e hoje curso Psicopedagogia Clínica, gostaria de fazer Mestrado em Disturbios de Aprendizagem ou Dificuldade de Aprendizagem mais fora de meu País. Senhor poderia me axiliar em alguma indicação para tal curso. Como conseguir bolsas de Estudos?

Desde já agradeço sua Gentileza.
Daniela Cristina

Patrícia Bié
patty.bie@zipmail.com.br

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2000


Parabens pelo seu bonito trabalho!
E tambem, muitos parabens por ajudar tantas pessoas a se encontrarem...

Beatriz Embón de Almeida
Beaembon@originet.com.br

Quinta-feira, 01 de Junho de 2000


Em nome da família de César Ottalagano, agradeço a Marco Aurélio Velloso a realização desta homenagem, assim como a todos os seus discípulos e amigos por suas carinhosas mensagens de congratulação. Esta generosa lembrança é a melhor recompensa aos anos dedicados à psicoanálise por meu tio, Dr.Ottalagano, e o reconhecimento de sua brilhante carreira nos orgulha a todos.
Beatriz

Osvaldo Pérez
osvaldoperez@starmedia.com

Domingo, 28 de Maio de 2000


Querido Cesar,

Feliz cumpleaños. Un gran abrazo.

Alicia Lisondo
hector@correionet.com.br

Sexta-feira, 26 de Maio de 2000


Querido Profesor:

Deseo poder darle un abrazo personalmente en Bs. AS. en mis proximas vacaciones.
Quiero agradecerle lo mucho que me ensenõ con su amor al psicoanálisis y a Freud.
Creo que yo podia entender la fuerza, a veces mal humorada, del genio español.
Con el recuerdo y respeto al mestre

Alicia Lisondo.

Dr. Roberto Azevedo
roberto.azevedo@cpra.com.br

Quarta-feira, 24 de Maio de 2000


Querido Ottalagano,
Para mim é um grande prazer poder cumprimentá-lo nos seus 85 anos. Voce durante o tempo que nos conhecemos, foi sempre para mim uma figura e uma personalidade que muito admirei pela sua energia e força libidinal que sempre foi para nós motivo de brincadeiras. Espero que na próxima vez que for a Buenos Aires, para participar do "Encuentro de Niños" possa revê-lo na plenitude de sua vitalidade.
Aqui fica um grande abraço de seu mais recente amigo da infância.
Roberto Azevedo

Dora Kalef
dkalef@osite.com.br

Quarta-feira, 24 de Maio de 2000


Caro Dr. Ottalagano,
É muito bom ter a oportunidade de entrar em contato direto com o senhor para parabenizá-lo pelo aniversário e dizer-lhe que o admiro e respeito muito e que sou grata pelas suas contribuições, ainda que indiretas, à minha vida.
Um grande abraço,
Dora

Serapio Marcano
smarcano@reacciun.ve

Terça-feira, 23 de Maio de 2000


Siento gran complacencia en tener noticias del apreciado maestro Dr. César Otalagano y que esté cumpliendo sus 85 años.
Fué mi primer maestro en el Postgrado en Psiquiatría Dinámica en el Hospital "El Peñón", Centro de Salud Mental del Este en Caracas.
Un gran abrazo y le deseo lo mejor en esta etapa de su vida.

Serapio Marcano

Avelino Neto
denmac@nutecnet.com.br

Terça-feira, 23 de Maio de 2000


Querido Professor, é com enorme satisfação que , em nome de todos nós da Sociedade de Psicanálise de Brasília, sucedânea da sede-Brasília do Instituto de Psicanálise de São Paulo, do qual o prezado professor participou como mestre inesquecível, desejo-lhe um feliz aniverssário . Avelino Neto.

MARIA CECILIA LEITE MASSARI
tul@uol.com.br

Terça-feira, 23 de Maio de 2000


DR. OTTALAGANO : CHEGAR AOS 85 ANOS, JÁ É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA E DE COMEMORAÇÃO. LENDO OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS POSSO PENSAR, QUE O SENHOR TENHA FEITO MUITAS REALIZAÇÕES E UM TRAJETÓRIA DE VIDA MUITO RICA. TENHO CERTEZA, QUE ISSO O AUXILIARÁ A ATRAVESSAR MAIS AINDA A VIDA, MESMO SEM SUA ESPOSA. MUITA FORÇA E SAÚDE PLENA PARA O SENHOR.
PARABÉNS ! CECILIA MASSARI

Maurício Knobel
consknobel@lexxa.com.br

Terça-feira, 23 de Maio de 2000


Presente con mi homenage al ilustre amigo y compañero Ottalagano, que supo conquistar un espacio en la historia del psicoanálisis de América Latina, y especialmente un gran espacio entre los que tuvimos el placer y el honor de conocerlo personalmente y disfrutar de su generosidad, alegría y optimismo.
Felicitaciones en este aniversario y votos por muchos aniversarios más.

Maria Vera Pompêo de Camargo Pacheco
mave@lexxa.com.br

Segunda-feira, 22 de Maio de 2000


Querido Dr. Ottalagano
Fico muito feliz em poder cumprimenta-lo nesta data tão especial.
Quero ainda dizer-lhe que nosso convívio redirecionou minha vida e lhe agradeço muito por isso.
Seus ensinamentos e sua energia continuam sendo um ponto de referência para mim.
Parabens! Desejo-lhe carinhosamente muitas felicidades.
Maria Vera Pompêo de Camargo

Maria Thereza da Costa
mthereza@nw.com.br

Segunda-feira, 22 de Maio de 2000


Dr. Ottalagano,
Não o conheço pessoalmente mas muito o admiro pelo que sei do Sr.
Um grande abraço pelos 85 anos.
Maria Thereza.

Socorro Ramonet Rascon
sramonet@megared.com.mx

Segunda-feira, 22 de Maio de 2000


Felicitaciones por tan profunda y rica carrera agradeciendo sus aportaciones.

Claudio Rossi
clrossi@bigfoot.com

Domingo, 21 de Maio de 2000


Caro Dr Ottalagano,
Parabens pelo seu aniversário. Voce tem feito falta aqui na Sociedade. Lembro-me com muito carinho de sua atuação como meu terapeuta e como meu professor, sempre com aquela energia que lhe é característica e que entusiasma quem está com voce.
Um grande abraço.
Claudio Rossi.

Romulo Lander
RALANDER@VIPTEL.COM

Domingo, 21 de Maio de 2000


Un saludo muy cariñoso parael querido profesor Cesar Ottalagano, de quien fue por un tiempo su alunmo en Caracas (1964). Tengo gratos recuerdos de gran condición humana.
Felicidades.
Romulo Lander.

Ana y Alberto Kaplan
kaplan@einstein.com.ar

Domingo, 21 de Maio de 2000


¡Ave Cesar Augusto!
Un emocionado recuerdo de nuestra entrañable amistad de toda la vida junto con los mejores deseos en tus ochenta y cinco activos y proficuos años.


Marcio de Freitas Giovannetti
nnetti@uol.com.br

Sábado, 20 de Maio de 2000


Querido Ottalagano
Você deve se lembrar quando, ainda muito jovem,estudante de Medicina, tive meu primeiro contato com você no Sedes Sapiente, na rua Caio Prado, em S. Paulo, por volta do ano de 1971. Posso dizer que foi você que me acendeu a paixão pelo estudo de Freud, do qual você foi meu primeiro professor. Continuamos muitos anos mais, em sua casa, às 5as feiras à noite, num grupo com Melanie Farkas, Celso Esteves, Raquel Sterling e Thais Sterling. Depois mais alguns seminários dentro do Instituto de Psicanálise da SBPSP.
Mas o que você talvez não saiba, é que apesar de tanto tempo distantes, você ainda faz parte do meu dia a dia: em cada seminário de Freud que hoje dou aos candidatos de S. Paulo, em cada trabalho que escrevo, em cada conferência que faço, no Brasil ou no exterior, tenho dentro de mim seus ensinamentos a me acompanhar e a me nortear.
Você foi para mim o professor que eu gostaria de ser para meus alunos: aquele mestre que mais do que o conhecimento em si, contagia seus alunos com sua própria paixão pelo objeto de conhecimento.
Sou-lhe imensamente grato por isso tudo.
Feliz cumpleaños.
Te extraño mucho.
Marcio de Freitas Giovannetti

Cecília Montag Hirchzon
cecilu@bol.com.br

Sábado, 20 de Maio de 2000


Prezado Dr. Ottalagano
O pouco contato que tivemos foi importante e marcante.
Fico feliz por você estar comemorando 85 anos com a energia que o caracteriza.
Bons momentos em sua vida.
Um grande abraço da
Cecília

Isaias Hessel Melsohn

Sábado, 20 de Maio de 2000


Querido Ottalagano
Hinda e eu ficamos profundamente desolados com a notícia da perda de Mila que só nos chegou agora. E queremos muito dizer que estamos perto de você. A memória e o coração dominam tempo e distância.
Não nos vemos há muito, mas não estamos longe. A Mila se foi, mas ela está presente.
Estamos enviando um carinhoso abraço e o reconhecimento para o homem generoso, altivo, corajoso e verdadeiro que você é.
Hinda e Isaias Melsohn

Alberto Chab
albertochab@hotmail.com

Sábado, 20 de Maio de 2000


Querido Cesar:
Aunque nos vemos poco. Te guardo el cariño de siempre.
Te mando un gran abrazo.
Alberto Chab



Aluizio Serpa Corsi
alcorsi@uol.com.br

Sábado, 20 de Maio de 2000


Querido Ottalagano,

é com grande satisfação que cumprimento os oitenta e cinco anos do amigo, companheiro e supervisor.
Sua presença, afeto e compreensão muito me ajudaram.É difícil expressar tamanha gratidão pelo agradável convívio.


Um abraço carinhoso

Aluizio e Odinita

Valdeci Neves
expansao@uol.com.br

Sexta-feira, 19 de Maio de 2000


Dr. Ottalagano, tenho imensa satisfação de cumprimentá-lo pelos 85 anos de intensa vida. Guardo grata recordação de sua colaboração comigo e com meus colegas de grupo: Maria Inês, Oscar, José Paulo, Fernado Rios e Juciene. Continuamos com sua mensagem internalizada: "Siga elaborando". Felicidades e um grande abraço.

Maria Edelmira Estrada
dante1@elsitio.net

Sexta-feira, 19 de Maio de 2000


Desde la ciudad de Cordoba,Argentina,envio al Dr.Cesar Augusto Ottalagano en mi nombre y en el de la Sociedad Psicoanalitica de Cordoba que presido,los mejores deseos de felicidad en su cumpleaños.

Tito Nícias R.T. da Silva
Tito.Nicias@zaz.com.br

Sexta-feira, 19 de Maio de 2000


Caríssimo Ottalagano,
sem o tripé formado por você, Ferrari e Gecel, Virgínia Bicudo não teria conseguido criar a Sede-Brasília, a primeira experiência vitoriosa de formação à distância. Sua participação foi fundamental não apenas a nível institucional mas, principalmente, no ensino e compreensão da obra de Freud. Sempre me lembro, com a maior alegria, de você me chamando a atenção: "es la libido Dr. Tito, es la libido!..."
Lá se vão 30 anos desde o início!...
Sinto-me feliz em poder cumprimentá-lo por seus 85 anos e ainda lhe desejar muita saúde e muita alegria, aproveitando ainda para lhe agradecer a enorme contribuição que você nos deu. Sua passagem por aqui foi extremamente enriquecedora, e não é difícil saber porque: " es la libido Ottalagano, es la libido!..."
Um grande e saudoso abraço,
Tito Nícias

Carlos Alberto Vispo
cavispo@hotmail.com

Sexta-feira, 19 de Maio de 2000


Hace más de veinte años, durante unas hermosas vacaciones en Guarujá pude conocerlo y disfrutar de una cena junto con nuestro común amigo y colega el Dr. Polito.
Tengo un cálido recuerdo suyo y le deseo un muy feliz cumpleaños.

Cecilia Corrêa de Toledo
mctmaia@sol.com.br

Sexta-feira, 19 de Maio de 2000


Meu querido Dr. Cesar,

Nós sabemos o quão vital foi para mim a nossa convivência. Espero vê-lo, em breve, aí em Buenos Aires. Receba meu carinhoso abraço pelos seus 85 anos. E também do Edison e Lúcia.

Parabéns!
Cecilia.

Jacques Stifelman
jasti@dialdata.com.br

Quinta-feira, 18 de Maio de 2000


Dr.Ottalagano
É com mita satisfação que lhe desejo felicidades ao completar 85 anos vividos ,pelo que li, com muita intensidade e apreço a ciência psicanalítica.

Dr. Leonardo Wender
wenderl@dynamo.com.ar

Quinta-feira, 18 de Maio de 2000


Para Cesar Ottalagano, lucido y admirado amigo de mis primeras epocas psicoanaliticas, un calido augurio para sus juveniles ano venideros.
Leonardo Wender

Elza Scazufka Marba Ribeiro
elza@omnicom.com.br

Quinta-feira, 18 de Maio de 2000


Caríssimo Ottalagano
Parabéns pelo seu aniversário, sinto-me honrada em comunicar-me com a inesquecível pessoa amiga, meu mestre nos cursos de Freud do Instituto, com quem aprendi sobre o pequeno Hans num vértice inesquecível.Felicidades.Elza.

Carlos T. Knijnilk
secretaria@sbpbp.org.br

Quinta-feira, 18 de Maio de 2000


Estimado Cesar,

Estivemos duas vezes em Buenos Aires (97 e 98) e tentamos mas não conseguimos falar contigo. Enviamos o nosso mais saudoso e amigo abraço, junto com nossos votos de felicidades.
Carlos e Olga Knijnik

Leila Bomfim
labomfim@uol.com.br

Quarta-feira, 17 de Maio de 2000


Dr Otalagano
Que grande feito completar 85 anos com a história que Marco Aurélio nos informa a seu respeito. Não nos conhecemos pessoalmente, soube do seu trabalho por meio do Marco Aurélio e tantas outras pessoas...e guardo dentro de mim uma frase sua que Maria Inês Forte sempre me diz quando as coisas ficam meio complicadas: "siga elaborando..."! Parabens!!!

Odilon de Mello Franco Filho
mfranco@uol.com.br

Quarta-feira, 17 de Maio de 2000


Ottalagano
Há muito tempo nos conhecemos. Há muito tempo não nos vemos. Mas permanece a imagem gratificante de nossos encontros, nos quais desenvolvemos a amizade e a psicanálise. Isso permanece dentro da gente. Associo-me a esta justa homenagem a V., que é também oportunidade para lhe agradecer tudo que me proporcionou, desde o convívio de consultório até o convívio de seu lar.
Um grande abraço meu e de M. Ignez.
Odilon de Mello Franco Filho

Arnaldo Diniz
comar@transanet.com.br

Quarta-feira, 17 de Maio de 2000


Ottalagano,

Parabéns! Felicidades!
Um grande abraço,

Arnaldo Diniz

Alfredo Menotti Colucci
acolucci@mii.zaz.com.br

Quarta-feira, 17 de Maio de 2000


De Regina e Alfredo Colucci

Sentimo-nos extremamente gratificados em participar da homenagem a Cesar Augusto Ottalagano, um dos incentivadores da Psicanálise em nosso meio.

Deixamos nosso abraço amigo, a pessoa tão querida.

Regina e Alfredo Colucci

Newton Simões Filho
nsimoes@racional.com

Quarta-feira, 17 de Maio de 2000


Dr.Ottalagano:
Homenagea-lo aos 85 é para mim como celebrar uma espécie
de renascimento (inclusive com a dor do parto e traumas
pós-operatórios) que estabeleceu um "turning point" na
minha história pessoal.
VALEU,E MUITO!!!
Desejo saúde e paz , e com bastante carinho agradeço e,
parabenizo meu mestre e amigo.


Lilian C. R. Quintão
lquintao@originet.com.br

Terça-feira, 16 de Maio de 2000


Caro Dr. Ottalagano,
apesar de termos nos encontrado apenas uma vez, fiquei com a sensação de que já nos conhecíamos há muito tempo; seja pelos olhos da Marilucia, ou pela imensa simpatia e empatia que o senhor desperta.
Receba o meu abraço,o mais carinhoso. Parabens,felicidades, Lili

Enoy/Eduardo
enoy@sili.com.br

Terça-feira, 16 de Maio de 2000


Dr. Ottalagano
Tivemos muito pouco contacto. Nem por isso deixamos de admi-
rá-lo. Você influenciou a vida de duas pessoas que nos são
muito queridas. Da Marilucia e da Patricia. Vemos hoje na
Marilucia uma mulher e profissional realizada e na Patricia
uma busca de ser. Nosso carinhoso abraço

Natalina Mutarelli

Terça-feira, 16 de Maio de 2000


Querido Dr Ottalagano
Muito obrigada por você existir. A linguagem nunca poderá alcançar todo o meu reconhecimento pela sua capacidade, sabedoria e pelas muitas horas dedicadas a mim ensinando-me a viver e amar a vida.
Felicidades por seu aniversário.
Natalina

Maria Inês Forte
hecros@uol.com.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Querido Dr. Ottalagano,
É uma alegria muito grande cumprimentá-lo pelos seus 85 anos. Ter sido sua analisanda foi uma experiência tão rica que ainda hoje, após tantos anos, suas "provocações" continuam me estimulando a desvendar o meu mundo interno.
Um grande e carinhoso abraço,
Maria Inês


Oscar Vicente Simões de Oliveira.
oscar@globocabo.com.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Caríssimo Dr Ottalagano

É uma enorme satisfação,poder cumprimentá-lo pelos seu aniversário.Receba o meu abraço,os meus votos de Saúde e Felicidades.O senhor bem sabe o quanto foi,para mim, marcante e importante a nossa convivência. Conhecê-lo foi um grande privilégio.

Um forte abraço.

Oscar.


Francisco Eugenio Mendonca da Silveira
eugenio@lpthe.jussieu.fr

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Caro Dr Ottalagano,
Ha cerca de nove anos, tive um encontro, no minimo, inusitado com o Marco Aurelio. Este encontro conduziu-me a um outro, desta vez, com a Marilucia. Desde entao, principiei a caminhar em direcao a mim mesmo.
Ao tomar conhecimento da estreita relacao entre voces tres, so tenho a agradece-lo e a parabeniza-lo pelo cumprimento de seu aniversário.
Francisco.

Plinio Montagna
montagna@apm.org.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Caríssimo Dr. Ottalagano,
É com enorme alegria que posso enviar, através desse correio contemporâneo, os parabéns pelo aniversário de 85 anos e votos de que usufrua muitas coisas boas na sua vida para frente.
Sou muito grato, como sabe, ao senhor, que me ajudou a decidir minha vida na direção da Psicanálise, na época em que chegou a São Paulo, tendo sido meu primeiro supervisor psicanalítico, e mais tarde, ao longo de alguns anos.
Fica assim um forte abraço.
Plinio Montagna

Sara Velloso
sara@velloso.com.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Caro Ottalagano:

Como filha de um dos seus muitos pacientes em todos estes anos de trabalho no Brasil, costumo brincar com todos que "sou fruto do Ottalagano". Como muitos de seus "filhos" criados sob suas filosofias, parabenizo-o pelo que você é e pela importância na minha formação, apesar dos nossos parcos encontros neste meus 32 anos.

Um abraço,

Sara

Maria Ivanise Brandão Sales

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Dr Ottalagano
Sou Ivanise, nos encontramos em sua casa em 1996, aí na Bela Buenos Aires e trocamos algumas correspondências neste período. Hoje sendo uma data tão especial para todos nós, não posso deixar de enviar-lhe meu abraço carinhoso pelos seus 85 anos.

Juciene Rodrigues Rodrigues
juciener@bandeirante.com.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


Querido Dr. Ottalagano,
Estou muito feliz em poder mandar o meu abraço e os meus parabéns pelos seus 85 anos. Sempre é com muito carinho e saudades que comentamos aqueles nossos encontros.

Ronaldo Mendes de Oliveira Castro
rmcastro@zaz.com.br

Segunda-feira, 15 de Maio de 2000


BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2000
CARO OTTALAGANO,

É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE NOS COMUNICAMOS COM VOCÊ HOJE, DEPOIS DE TANTOS ANOS. NÓS PIONEIROS EM BRASÍLIA, MUITO LHE DEVEMOS POR SUA DEDICAÇÃO E CARINHO NO INÍCIO DA NOSSA FORMAÇÃO E DA FUNDAÇÃO DA SEDE-BRASÍLIA DO INSTITUTO DE PSICANÁLISE DE SP. LEMBRAMOS COM SAUDADES DAQUELES TEMPOS E DO CONVÍVIO COM MILA E VOCÊ AQUI EM NOSSA CASA. FOI VOCÊ QUE NOS APRESENTOU À FREUD E SUA OBRA.
RECEBA OS NOSSOS VOTOS DE SAÚDE E FELICIDADES. SOMENTE POR ESSE COMUNICADO FICAMOS SABENDO DO FALECIMENTO DA NOSSA QUERIDA MILA.
ABRAÇOS SAUDOSOS,
MARIA HELENA E RONALDO

Mário Lúcio Alves Baptista
mariolucio@sbpsp.org.br

Domingo, 14 de Maio de 2000


Ottalagano.
Há quanto tempo.
Não fora esta página e talvez não encontrasse meios de lhe falar.
Somento quero dar-lhe um abraço.
Bem, gostaria também que soubesse que me mudei de São Paulo para Belo Horizonte, onde estou à sua disposição.
Mário Lúcio.

Tatianna M. D. de Alencar
tatiannalencar@uol.com.br

Domingo, 14 de Maio de 2000



Dr. Ottalagano,

Parabéns pelo 85º aniversário,
Um abraço
Tatianna Meireles Alencar

Jansy Berndt de Souza Mello
jansy@zaz.com.br

Domingo, 14 de Maio de 2000


Caro Dr. Ottalagano,enviando nossos melhores votos de felicidades pelos seus 85 anos! Com o nosso abraço, Jansy e Humberto

Nilton Regis Filomeno
filomeno@terra.com.br

Domingo, 14 de Maio de 2000


Dr. Ottalagano
Não tive a grata satisfação de conhecê-lo pessoalmente. São oportunidades como essa, que eu lamento que não tenha ocorrido. Minha longa convivência com o Marco Aurélio me ensinou a respeitá-lo e a admirá-lo. Dessa convivência muitas mudanças positivas ocorreram em minha vida. Tenho a certeza que delas o Sr. participou, ainda que indiretamente. Por tudo isso é que venho parabenizá-lo pala passagem de seu 85º aniverário.

Marilucia Melo Meireles
mmma@osite.com.br

Sábado, 13 de Maio de 2000


Caríssimo Dr Ottalagano
É realmente uma maravilha poder cumprimentá-lo pelo seu aniversário e ao mesmo tempo dizer-lhe que nosso encontro, em minha vida, custou-me um bocado de mudanças.
Quando é que você não teve razão hein?
Meus parabéns pelos seus 85 anos!
Marilucia


Envie também sua mensagem de homenagem ao Dr. Ottalagano:

Texto da mensagem:
necessário

Nome:
necessário

E-mail:
necessário

Por favor, meu e-mail na publicação de minha mensagem.

Quero também me cadastrar na Lista de Eventos do InterPsic.
Não quero me cadastrar na Lista de Eventos do InterPsic.