Homenagem póstuma

ao
Dr. Carlos Alberto Guerin
(1.930-2.003)
pela passagem do primeiro ano
de seu falecimento


Minha lembrança de Guerin


Para ver a homenagem,


Conheci Guerin durante o VIII Congreso Latinoamericano de Psicología y Psicoterapia de Grupo promovido pela FLAPAG - Federação Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo, de 12 a 15 de setembro de 1979, em Buenos Aires, Argentina.
Estava coordenando um work-shop no qual apresentava a técnica da "Mala de Objetos de Representação", um instrumento que havia desenvolvido para o diagnóstico institucional, e ele se havia inscrito para participar. Sua simplicidade e simpatia logo me conquistaram. Homem simples, de uma humildade cândida, generoso na transmissão de seu conhecimento e de sua larga experiência.
Logo nos reunimos a outros companheiros que nos dedicávamos ao trabalho com instituições: Aldo Schlemenson, Juan Cavo, Luiz Karpf, e outros, e nos pusemos a organizar outro evento, que veio a ser o Simposio de Análisis Organizacional, realizado no Colegio de Graduados en Ciências Económicas, de 16 a 18 de outubro de 1980, também em Buenos Aires, Argentina.
Toda vez que voltava à Argentina, de um modo ou de outro, encontrávamos alguma forma de nos falarmos, ainda que fosse simplesmente por telefone. Paulatinamente fomos encontrando pontos de contacto mais intenso. Descobri que a mãe de Guerin fora professora de Ottalagano (que era de San Justo), meu analista e meu mentor nas idéias de Pichon-Rivière.
Deu-me, na época, um singelo trabalho de sua autoria, um poema intitulado Sobre Grupos, que desde 1981 incluí entre os materiais que transmito a meus alunos, e que consta da Biblioteca deste site desde a sua criação.
Para lê-lo
Certa vez fui a Rosário para me encontrar com ele. Fui recebido com carinho e atenção excepcionais, e tomei contato com outros de seus trabalhos, inclusive alguns vídeos que, neste momento, com a colaboração de sua família, estamos recuperando para incluir no acervo de nosso site.
Quando me decidi levar à Argentina um grupo de 35 alunos de meus cursos de grupos operativos, numa viagem de estudos muito intensa, fiz questão de estender o percurso até Rosário, onde participamos de diversas atividades coordenadas por Guerin e sua equipe.
Fizemos também um adorável passeio de barco pelo Rio Paraná, do qual, até hoje, guardo lembranças cheias do brilho do sol e do reflexo de seus raios sobre as águas barrosas, da vegetação abundante em suas margens, lembranças estas que me permitiram compreender melhor a origem ecológica do pensamento de Enrique Pichon-Rivière e de seus discípulos.
Os anos se passaram, e perdi contato com Guerin. Procurava-o na Internet, enviei diversas mensagens para instituições de Rosário, mas não conseguia encontrá-lo.
Um belo dia, consegui entrar no site da empresa de telefonia daquela cidade, e, após algumas tentativas, consegui obter seu número de telefone. Incontinente, liguei para ele, e conversamos como velhos amigos que continuavam o papo do dia anterior.
Falei com ele deste site, me referi à sua poesia que estava aqui publicada, e lhe pedi que me enviasse cópias de seus vídeos, para que pudéssemos divulgá-los também aqui. Prometi enviar-lhe, também, materiais nossos.
Nos meses seguintes fiquei inquieto na expectativa da chegada do correio, e nada acontecia. Algum tempo depois, encontrei um portador para enviar-lhe o material prometido.
Foi então que recebi um telefonema me informando de sua morte, ocorrida poucos dias depois de nossa conversa telefônica.
Quero que esta homenagem tenha o sabor de continuidade de nossa "charla".
É o modo que encontrei de perenizar a memória deste grande e saudoso amigo.

Setembro de 2.004
Marco A. F. Velloso

Galeria de vídeos
Vídeos dirigidos por Guerin
Caleidoscópio: um modelo didático
do aparelho psíquico
36':40s
Sombras
13':11s
Psicoterapia de família e
registro em vídeo
28':26s
Vídeos do InterPsic sobre Guerin
Homenagem ao
Dr. Carlos Alberto Guerin
21':50s
Cores opacas e
Cores translúcidas
37':21s

Sombras e Família
24':56s
Homenagem ao
Dr. Carlos Alberto Guerin
(1.930-2.003)
pela passagem do primeiro ano
de seu falecimento
Para ver as mensagens
deixadas em homenagem
e incluir a sua,


O Dr. Carlos Alberto Guerin, nasceu em 23 de outubro de 1.930, em Progresso, província de Santa Fé, República Argentina.
Iniciou seus estudos primários em San Justo, província de Santa Fé, terminando o curso secundário no Colégio Nacional da cidade de Santa Fé .
Formou-se em medicina pela Universidade Nacional de Rosário, província de Santa Fé, em 1959.
Sua Tese de Doutoramento, apresentada em diversos congressos nacionais e internacionais, versou sobre a “Auto-avaliação” (Autoevaluación).
Durante sua formação acadêmica ocupou relevantes e distintas funções como clínico geral e cardiologista em diversos hospitais locais bem como ministrou durante oito anos cursos na cátedra de fisiologia da Faculdade de Bioquímica da Universidade Nacional de Rosário, ocupando também o lugar de professor titular de fisiologia da Escola de Enfermagem Universitária na mesma província.
Após este período iniciou seus estudos de na Primeira Escola de Psicologia Social de Rosário, com o psicanalista-fundador Enrique Pichón Rivière.
Em 1979, funda o IRDES, Instituto Rosarino de Estudos Sociais, tornando-se um de seus diretores e docentes.
Fazendo parte de seus esforços em sua formação profissional, Dr. Guerin durante dois anos viaja sistematicamente a Buenos Aires para especializar-se em Técnicas Psicodramáticas com Martínez Bouquet, e participar das jornadas do Instituto da Máscara.
Estabeleceu durante longo período um fecundo intercâmbio teórico-clínico com Pavlosky y Mocio.
Possui inúmeros artigos publicados em revistas especializadas, destacando-se seu trabalho sobre protodepressão em que desenvolve um exaustivo exame entre o jogo dramático da protodepressão com o trauma de parto, a renúncia e depressão iatrogênica.
Seus livros: “Campo de la Inter-ideologia”e “ Notas para vivir... hasta la última gota de vida” foram editados pela U.N.R em agosto de 1997 e encontram-se em preparação seus dois últimos livros: “A Lingüística desde Pavlov. Os termos como somatória de sinais”e “Os Mitos”, sua gênese desde o campo da interidelogia e sua relação com a Teologia e Filosofia.
O Dr. Guerin foi o organizador dos divertidos ciclos de palestras denominados de “Charlas de Entrecasa” em que apresentava seus trabalhos de dramatizações, vídeos, curtas metragens, ilustrações, enfim, uma grande quantidade de materiais que serviam de apoio a seus trabalhos grupais.
A publicação do livro póstumo está sendo organizada pela família.
Carlos Guerin, desde 2002, encontrava-se enfermo e a partir de janeiro de 2003 seu estado de saúde agravou-se, suportando intensas dores e tendo cada vez mais dificuldades em se locomover. Apesar disto, seguiu escrevendo com empenho seu último livro e iniciou a constituição de um grupo de estudos que denominou de “la academia” ( A= sin, CADEM= cadenas, IA= lugar), cujo tema central decorre de seus trabalhos dentro do campo da teoria lingüística.
Seu falecimento ocorreu em 30 de setembro de 2003.
Sua esposa, D. Zuny Guerin, expressa de maneira comovente sua dor :

“Perdi o grande amor de minha vida: quase 50 anos juntos. É muito difícil seguir adiante, mas meu consolo é o de ter estado ao lado e compartilhado minha vida com uma pessoa tão sensível, inteligente e generosa, de uma integridade moral coerente com seu viver até à última gota de vida”.
 


Visite também:

 

http://geocities.com/cguerinp

e

http://ar.geocities.com/cguerinpiombo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 


Em memória de Carlos Guerin, incluímos esta página em nosso site.
Veja, abaixo, as mensagens registradas pelos seus amigos, alunos, ex-pacientes e admiradores.
Deixe também sua mensagem, que será encaminhada à sua família.

Para incluir sua mensagem,

 
Mensagens recebidas:

nivaldo godoy guerin
nivaldoguerin@detran.pr.gov.br

Sábado, 11 de Outubro de 2008


Ao pesquisar na internet sobre a família Guerin, verifiquei quanta mensagem foi dedicada ao Dr. Carlos Guerin e fiquei curioso. Será que é meu parente.
Sou brasileiro, moro em Guaratuba no Paraná e me chamo NIVALDO GODOY GUERIN.

Patricia Gimenez
pat14minerva@hotmail.com

Sábado, 01 de Outubro de 2005


A la familia del Dr. Carlos Guerín, al cumplirse el 2° aniversario de su fallecimiento, les doy mis mejores sentimientos de acompañamiento. Admiro los pensamientos que nos dejó a través de sus libros. Me hubiese gustado conocerlo personlmente.-30/09/05-Patricia de Santa Fe.

PATRICIA GIMENEZ
pat14minerva@hotmail.com

Quarta-feira, 27 de Julho de 2005


Soy de Santa Fe, estudiante en la primera escuela de Psicologia Social Enrique Pichon Riviere, me gustaria tener el libro "El campo de la inter-ideologìa" ¿Como y donde puedo adquirirlo? Realmente su lectura me apasionò. Espero alguna respuesta ya que me interesa tener un ejemplar a la brevedad-como referente de su pensamiento CARLOS ALBERTO GUERIN mi nombre es Patricia Gimenez-

Judit Fonseca
juditfonseca@hormail.com.ar

Sexta-feira, 22 de Abril de 2005


Al autor de esta página:
Gracias por este regalo y reconocimiento a un GRANDE.
Para nosotros sus sobrinos "un personaje", "un tío inolvidable".
Gracias por tu cariño.
Te queremos Mucho.
José Carlos, Daniel y Judit Sarita.



Judit Fonseca
juditfonseca@hormail.com.ar

Sexta-feira, 22 de Abril de 2005


Al autor de esta página:
Gracias por este regalo y reconocimiento a un GRANDE.
Para nosotros sus sobrinos "un personaje", "un tío inolvidable".
Gracias por tu cariño.
Te queremos Mucho.
José Carlos, Daniel y Judit Sarita.



Susana
cguerinp@yahoo.com

Sábado, 19 de Fevereiro de 2005


Estimado Dr. Velloso:

Me emociona ver su página dedicada al Dr. Carlos Guerin. Alguien tan sabio, bueno y modesto merece todo el respeto y cariño de toda la gente del mundo.
Tuve el privilegio de ser su alumna muchos años atrás y lo recordaré siempre en su dulzura y sencillez que sólo los verdaderamente GRANDES tienen.
En las modestas páginas que preparé en su recuerdo, he incluido algunas breves grabaciones con su voz. Espero que no le moleste que haya tomado la foto de su web. Así como tampoco que haya puesto un link a su página.
Desde ya, me gustaría también si pusiera ud. un link en su página de homenaje, para que otros argentinos también la vieran.
Sus emocionadas palabras sobre él me indican que también ud.como yo lo admiró sincera y profundamente.
Las páginas son http://geocities.com/cguerinp y http://ar.geocities.com/cguerinpiombo

Gracias de nuevo y hasta siempre

Susana



Marcia Edna Pacheco Siqueira Brito
marcia@caixadagua33.com

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2004


Entre Dr. Freud, Dr. Pichón, outros personagens nosso mestre Marco Aurélio nos apresentou o Dr. Guerin. Gostei muito dos videos recuperados para o acervo do Interpsic e lí seu texto poético "Sobre Grupos". Estou curiosa para saber mais sobre seu trabalho. Parabéns ao Interpsic por esta divulgação e pela justa homenagem.

Ariel Guerin
arielg@daimat.net

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2004


A mi querido Tio y padrino, que me enseñó una forma diferente de ver la vida, gozarla y encontrar la felicidad en las cosas mas simples. Siempre lo recordaré aun estando tan lejos.
Qué grande!

LILIA SERRAVALLE GUERIN
liliaserravalle@hotmail.com

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2004


Mi sincero agradecimiento al Dr. Marco Velloso por sus sentidas palabras de reconocimiento al Dr. Carlos Guerin, mi Tio y gran Maestro, que con sus ideas tanto me enseñó. Su producción quedará "entre nosotros" y de "nosotros" dependerà que haremos con ellas.
Intentemos seguir sus enseñanzas que son el mejor homenaje que podemos hacerle.

Nilton Regis Filomeno
filomeno@terra.com.br

Terça-feira, 05 de Outubro de 2004


Em Rosário-Argentina, participei do curso do Dr. Guerin onde ele nos colocava para vivenciar nossas próprias experiências. As imagens que permanecem é a de um cenário onde éramos atores interpretando a nós mesmos.
Seus textos " Sobre Grupos" e suas notas sobre " O campo de Inter-culturas, Inter-ideologias e Democracia", compostos na forma de poesia, mostram que a produção científica em Guerin sempre esteve acompanhada de sua expressão artística.
O Dr. Guerin fez arte e ciência.

Ivone Parente

Domingo, 03 de Outubro de 2004


Depois de ler a homenagem que Marco A. F. Velloso fez ao Dr. Carlos Alberto Guerin e também alguns e-mails da lista fiquei interessada em ler "Sobre grupos", parece que há mesmo o que aprender ali.
Parabéns ao Interpsic por essa divulgaçáo.
Ivone Parente

Ana Luiza Xavier Strang
nilustrang@interpsic.com.br

Sábado, 02 de Outubro de 2004


Quando li o "Sobre Grupos", em 2001 ou 2002, percebi o quanto ainda havia para caminhar na minha formação. Percebi que estava ali o texto de um mestre, capaz de sintetizar num poema todo o conteúdo necessário para guiar os passos de qualquer membro de grupo, até mesmo do coordenador.
Agora pude ver seu vídeo, onde ele compara a formação de nossas imagens internas ao caleidoscópio: fiquei simplesmente fascinada com a idéia. Maravilhosa.
Não basta dizer que o admiro. Necessário é dizer que sinto muito, mas muito mesmo, não tê-lo conhecido.

Marilucia Melo Meireles
marilucia@interpsic.com.br

quarta-feira, 29 de setembro de 2004


Conheci Dr. Alberto Guerin durante o I Encontro Latino-Americano de psicologia marxista e psicanálise, realizado em 1986, em Havana-Cuba.
Através do Dr. Ottalagano tive a oportunidade de me aproximar do pensamento psicanalítico argentino e o Dr. Guerin era sempre citado em nossas conversas.
Aproveito a oportunidade desta merecida homenagem para expressar o meu respeito e pesar pela sua ausência do cenário cientifico argentino.


Valdeci Neves
expansaodelta@ip2.com.br

quarta-feira, 29 de setembro de 2004


Não conheci, pessoalmente, o Dr. Guerin. Mas tive contato com sua rica mensagem "Sobre Grupos" e com as referências do amigo e mestre, Marco Aurélio Velloso. Muito simpática e merecida esta homenagem, na galeria do Interpsic, como forma de perpetuar a memória daqueles que deixam uma generosa contribuição à arte de bem viver.

Deixe sua homenagem ao Dr. Carlos A. Guerin:

Texto da mensagem:
necessário

Nome:
necessário

E-mail:
necessário

Por favor, meu e-mail na publicação de minha mensagem.

Quero também me cadastrar na Lista de Eventos do InterPsic.
Não quero me cadastrar na Lista de Eventos do InterPsic.