Terceiro Setor

(ONGs, Associações, Sindicatos, Cooperativas)

Título
Proposta de abordagem
Consultor


Elaboração de projetos sociais

Pensar uma intervenção social com as equipes responsáveis pela sua coordenação e execução, a partir da análise de um problema social determinado. Esta análise e o levantamento das alternativas de solução é que permitem o desenho e elaboração de um projeto de intervenção orientado por resultados.




Leila Bomfim



Gestão de Projetos de Interesse Social


É um trabalho de assessoria durante a implementação do projeto, orientado para o d
esenvolvimento da capacidade gerencial e operativa das equipes tendo em vista:

  1. aumentar o potencial de controle sobre os fatores que possam prejudicar o andamento das atividades dirigidas aos resultados previstos;
  2. desenvolver a capacidade de reflexão em grupo tendo em vista o enfrentamento de problemas emergentes no seu curso;
  3. desenvolver a capacidade de negociação com potenciais parceiros - públicos e privados e grupos que possam se envolver com os projetos.



Leila Bomfim



Avaliação de Projetos de Interesse Social


Consiste na construção e ou aplicação de um Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Sociais no que se refere a processo e resultados de suas ações.
Há duas modalidades de consultoria e assessoria em avaliação:

  1. Avaliação Interna:
     É o trabalho de assessoria que se realiza com as equipes gestoras e executoras com a finalidade de construir e implantar o sistema de avaliação com seus indicadores e meios de verificação,  antes, durante e ao término do projeto. 
  2. Avaliação Externa:
    Pode ser realizada com duas finalidades. A primeira é a análise de propostas de projeto em negociação tendo em vista verificar sua consistência e viabilidade de execução. A segunda é o acompanhamento do processo e resultados do desempenho de projetos com a finalidade de apoiar os agentes executores ou investidores com dados que subsidiem a continuidade e melhoria de suas ações.



Leila Bomfim



Releitura estratégica da realidade e
de suas demandas


Desenvolver o pensamento estratégico nas organizações do terceiro setor para operacionalizá-lo em um plano de trabalho consistente com a realidade.




Nilton Regis Filomeno



Das pirâmides às redes: integrando equipes para o trabalho


A adoção cada vez mais difundida das estruturas de organização em rede exigem capacidades novas de trabalho em equipe.
A utilização de técnicas de grupos operativos favorecem grandemente o aperfeiçoamento das equipes de trabalho, a fluidez de comunicação e a plasticidade na adaptação a situações de ambiente em constante mutabilidade.




Marco A. F. Velloso

e
parceiros do Interpsic



Treinamento e supervisão de equipes para a intervenção em situações de calamidade ou catástrofe

Assessoramento na abordagem do impacto psicossocial de situações de calamidades.
Estabelecimento de critérios de trabalho, capacitação de equipes, acompanhamento de casos pós atendimento de emergência como forma de profilaxia psicossocial e redução das sequelas do imaginário traumático na população atingida.


Marco A. F. Velloso
e
parceiros do Interpsic